Wacken Open Air 2014 – 25º Aniversario

Wacken Open Air 2014 – 25º Aniversario 

Texto: Leo Wacken
Fotos: Mauro Philco Martinez e Leo Wacken


                                               




Com certeza o vigésimo quinto aniversário do maior festival de metal do mundo, foi um dos melhores de todos os tempos e em apenas  48 horas  tiverem seus ingressos totalmente esgotados para os dias entre 31 de julho e 02 de agosto. Realmente com grandes bandas e uma grande concentração de bangers do mundo todo dando inicio a esse maravilhoso festival.

Quarta – Feira 30 de Julho

Meu amigo Pedro e eu chegamos quarta a noite, vindo de Stuttgart em uma viajem de 8 horas de ônibus, pegamos nossas credenciais e depois fomos até a área V.I.P para montarmos nossas barracas ,  se entrosar com o pessoas que já estavam acampadas e aproveitar para passear pela Wacken Village assistindo aos shows do Metal Battle e Wacken Karaoke.

Quinta-Feira 31 de Julho


O Hammerfall  fez um show especial, onde tocaram na integra Glory to the Brave de (1997) um dos maiores álbuns da banda e outras musicas de outros álbuns como: “Any Means Necessary”, “Blood Bound”, “Bushido” e “Hearts on Fire”. 
Eles começaram com “Child of the Damned”, levantando o publico presente.
Antes de “Stone Cold” um ex - membro da banda foi apresentado por Joacim  para fazer parte desta grande festa, Stefan Elmgrem também foi apresentado fazendo com que os fãs gritassem muito alto.
O mesmo aconteceu para o ex - baterista, Patrik que teve o prazer de tocar “Unchained” e Jesper Strömblad que tocou “The Dragon Lies Bleeding”.
Foi um grande show e adorei ouvir este maravilhoso álbum na íntegra. 


Os americanos do Steel Panther fizeram um grande show, ainda mais mostrando seu Hard Glam Rock anos 80 abordando letras humorísticas esclarecendo o que eles estão dispostos a fazer, pois não havia limites. 
Musicalmente foram simplesmente perfeitos, mas realmente o que me impressionou foi a incrível atuação de Michael Starr que foi capaz de interagir com público, especialmente com as garotas, pois eles queriam ver os seus seios, e todas estavam loucas para mostrar em cima do palco enquanto a banda tocava.
No meu ponto de vista o ponto fraco foram piadas excessivas de Michael Starr antes de cada canção, pois demorava muito, mas sua performance foi sensacional  e fez com que o publico cantasse a cada musica tocada.


Saxon foi realmente incrível. Eu já tinha os visto algumas vezes, mas esse show no Wacken foi o melhor de todos os tempos e ainda mais por estarem comemorando 35 anos de carreira.
Biff entrou no palco em uma motocicleta e introduziu a primeira música, “Motorcycle Man” com exceção de “Sacrifice” e “Battalions of Steel”, ainda mais contando com grandes clássicos “747 (Strangers in the Night)” mostraram uma grande energia no palco que parecia jovens voltando na época de 80. O publico já estava cantando todos suas musicas, mas quando decidiram tocar a mais esperada “Crusader” os fãs se enlouqueceram, pois foi introduzida como o pano de fundo onde caiu e eu lá estava, aquela maravilhosa águia pousando de asas abertas, eu me emocionei tanto que quase chorei.
Foi realmente encantador aos olhos de todos que lá estavam.


Accept foi um dos shows mais esperados do primeiro dia.
Antes de se apresentarem, os fãs já gritavam enlouquecidamente o seu nome. Então, eles começaram com o novo “Stampede” single seguido por “Stalingrad”. A performance estava matadora e o publico cada vez mais empolgado, ainda mais quando iniciaram uma trinca contando com as maravilhosas “London Leatherboys”, “Breaker” e “Restless and Wild” dava pra ver o publico cantando e aplaudindo mais e mais, a banda ficou simplesmente de queixo caído ao ver aquele mar de gente. Sem contar com as magnificas “Princess of the Dawn”, “Fast as a Shark”, “Metal Heart”, “Balls to the Wall” e “Burning” fechando a noite com chave de ouro.

Sexta – Feira 1 de Agosto


Quando falamos de Motorhead, sem duvida nenhuma estamos falando de uma das maiores e mais importantes bandas do cenário Metal mundial e ainda mais se tratando de Wacken, mas dessa vez a performance  não foi tão grande coisa, chegando até a decepcionar  publico, pois a banda já não estava tão empolgada como anteriormente em sua carreira. E era mesmo evidente que Lemmy não estava totalmente bem, mas como de costume a banda levantou o publico arrebentando em “Killed by Death” com a Deusa do Metal  Doro Pesch que se juntou a eles. 
Um grande momento foi quando tocaram a clássica “Ace of Spades” o publico foi ao delírio.
Mandaram uma boa combinação de novas e velhas canções que terminam com “Overkill”. 
Lembrando que no ano passado, Lemmy teve um problema de saúde fazendo com que quase desmaiasse no palco depois de cerca de 30 minutos de show.


O Slayer como sempre é uma das maiores bandas do Thrash Metal Mundial, independentemente de rótulos e eu não me importo com que as pessoas dizem.
Bom, vamos ao show. Eles entraram no palco com a magnifica “Hell Awaits” e destruíram com um setlist composto por todos os clássicos que todos nós amamos e somente duas musicas novas “Hate Worldwide” do álbum World Painted Blood (2009) e “Disciple”.
Foi um show totalmente destruidor, além do palco que estava com uma decoração envolvendo crucifixos invertidos com as próprias caixas de som no palco mandando seu thrash metal em clássicos como “The Antichrist”, “Black Magic”, “Captor of Sin”, “Dead Skin Mask” e, é claro, “Raining Blood". O set terminou com a homenagem Jeff Hannemann  mandando a maravilhosa “Angel of Death”.



King Diamond provavelmente um dos melhores shows que eu já vi e eu preciso vê-lo novamente.
A introdução de “The Candle” abriu o show e eu não conseguia acreditar que anos depois eu estaria ali vendo o mestre King na minha frente. Meu corpo estava na platéia , mas minha mente estava em outro lugar cheio de solos de guitarra e um show de horror.
Fiquei muito feliz ao ouvir a magnifica “The Puppet Master” de (2003), além de ouvir duas grandes musicas do maravilhoso Mercyful Fate,“Evil” e “Come to the Sabbath”. Eu também gostaria de ouvir músicas como “Curse of the Pharaoh”, “ Nuns Have no Fun”, “Gypsy” ou “Into the Coven”.
Mas quando se trata de um show desses, simplesmente posso dizer que foi incrível. Para mim o melhor show de Wacken 2014 e definitivamente um dos melhores shows de todos os tempos.


W.A.S.P. terminou a segunda noite do Wacken com um setlist que agradou cerca de 50 mil presentes para curtir seus 30 anos de carreira. Eu fico me perguntando,  porque não tive o prazer de nascer  na década de 70 para ve-los ao vivo nos anos 80? Pois realmente deveria ser impressionante sua performance aquela época quando Blackie ainda era um cara que jogava sangue no corpo, penas, mostrava a bunda e ainda mandava o publico se ferrar, mas 30 anos depois Blackie é uma outra pessoa, porém sua voz ainda é muito boa ao vivo e que o novo material é realmente muito bom mesmo não tendo a pegada crua dos anos 80.
Quando mandaram “L.O.V.E. Machine” o publico cantava sem parar e me fez lembrar da vez que os vi na edição de 2010.
O telão ao fundo mostrava clipes de todos os tempos e as musicas era executadas ao mesmo tempo como se fosse dos próprios clipes. O grandes clássicos “Wild Child”, “I Wanna be Somebody” empolgaram  o publico que foi a loucura cantando mais e mais e finalizaram com a destruidora “Blind in Texas”.

Sábado 2 de Agosto

Hora de acordar cedo, tomar banho, café bem reforçado, passear pelo Metal Market e fazer compras de CDS, Vinils, Camisetas e Acessórios, pois o ultimo dia havia chegado, então brevemente seria a despedia de mais um ano nesse tão sonhado festival.


Arch Enemy entrou no palco bem cedo cerca de 12h00 e o publico estava em peso para prestigiar essa grande banda e sua nova vocalista Alyssa White-Gluz que veio a substituir Angela Grossow fazendo um excelente trabalho.
O setlist levantou o publico com “Yesterday is Dead and Gone”, me surpreendendo naquela manha, ainda mais imaginando que poderiam começar o show com  “Eternal War”, pois era de seu novo trabalho, mas não importa. Realmente foi um grande performance de Alyssa's com sua voz gutural deixando vários marmanjões de queixo caído, ainda mais com dois grandes sons executados “We Will Rise” e “Nemesis”.




Na sequencia foi a vez do Sodom uma das maiores bandas do Thrash Metal Alemão que realmente me surpreendeu mandando ver com “Surfin' Bird”, “The Saw is the Law”, “Remember the Fallen”, “In War and Pieces”, “Agent Orange” e “Ausgebombt”. Então eu te pergunto, precisa dizer mais?
Sodom sempre detona em seus shows com setlists matadores e se tratando de mais de 30 anos de carreira não é fácil escolher as  musicas.




Behemoth foi tão grande como eu esperava. A banda entrou no palco depois de executarem um breve ritual onde tocaram “Play Your Trumpets Gabriel”, dando sequência a um conjunto de todas as músicas que o publico esperava como por exemplo “Conquer All”, “Christians to the Lions”, “As Above So Below” e é claro, “Chant for Eschaton 2000”.
Foi realmente é um grande show e espero vê-los novamente em breve.




Depois de muitos anos de espera Emperor se apresentou no palco do Wacken tocando In the Nightside Eclipse de (1994) celebrando seu 20º aniversário do álbum. A primeira vez em mais de 20 anos com Faust na bateria.
Faust se apresentou empolgadamente com grande performance surpreendendo o publico com suas baquetas. Grandes músicas foram executadas naquela tarde maravilhosa, como “Ancient Queen” e “Wrath of the Tyrant”, o publico cantava e queria mais, então eles responderam a altura mandando a clássica “Fine Day to Die”, que terminou show do Imperor de forma incrível.


Amon Amarth destruiu ao se apresentar em um palco totalmente decorado com plataformas e um barco viking com duas cabeças de dragão nas extremidades. As musicas do setlist empolgaram o publico fazendo com que balançassem suas cabeças com “Father of the Wolf”, “Cry of the Black Birds”, “Asator”, “Guardians of Asgaard”, “Twilight of the Thunder Gods” e “The Pursuit of Vikings”. 
Posso dizer que foi um espectáculo agradável, com brilhante runas em “Twilight”. Johan segurava um martelo gigante e chocava contra o chão para detonar enormes fogos de artifício, e um lugar para ficar em cima das cabeças de Dragão.


O Megadeth se apresentava pela primeira vez no Wacken e não poderia ser melhor, logo na comemoração de 25 anos de existênciadesse tão grande e maravilhoso festival. Houve um problema com o som assim que a banda subiu ao palco, fazendo com que atrasassem cerca de 10 minutos.

Realmente uma grande mistura de clássicos, começando com “Hangar 18” e terminando com “Holy Wars”. O publico presente cantava a cada musica executada e as mais esperadas como “Peace Sells”, “In My Darkest Hour”, “Symphony of Destruction” e “Sweating Bullets” foram matadoras. 
E devo dizer que fiquei feliz surpreso ao ver um vital e energético Dave Mustaine. Já que realmente ele é chato no palco.  Foi em excelente show.


Para encerrar a ultima noite do maior festival de Metal do Mundo foi a vez do Kreator onde simplesmente arrebentaram com um setlist destruidor na minhaopinião, assim como sempre em todas as vezes que tive o prazer de ve-los tanto no Brazil ou em qualquer parte do mundo.
Demonstraram porque é a maior banda de Thrash Metal da Alemanha com canções como “Pleasure to Kill”, “Phobia”, “Enemy of God” e “Flag of Hate”, ainda tocaram novas canções como “Phantom Antichrist”, “Hords of  Chaos “ e “Civilization Collapse”. Sem duvida nenhuma, não há o que reclamar. Eu apreciei cada segundo desse show e cada vez que os vejo, posso dizer que Kreator é a minha banda favorita de Thrash Metal.

Após esse grande show, foi hora de reunir os amigos para nos despedirmos tomando cerveja, tirar algumas fotos, trocar facebook para um possível encontro em 2015, pois logo cedo era hora de tomar banho, comer algo e desmontar as barracas dando adeus a este excelente festival.



Wacken Open Air 2015 já está esgotado e será realizada a partir de 30 julho - 1 agosto e as primeiras bandas anunciado foram:

Running Wild – Unico show em 2015
In Flames
In Extremo
U.D.O. – Com Orquestra
Sabaton
Amorphis – Special Tales From the Thousand Lakes show
Death Angel
Powerwolf
Ensiferum
Kataklysm
Cannibal Corpse
Sepultura
Thyrfing
Savatage – Somente show na Europa
Trans-Siberian Orchestra – Somente show na Europa




Postado por Leo Wacken

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!